-
Arquitetos: atelier d'architecture King Kong
- Área: 2858 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivan Mathie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro cultural, que inclui dois teatros e uma biblioteca multimídia, está localizado em uma das zonas da cidade em reurbanização. Esta nova instalação pública, juntamente com a transformação da rodovia RD 96, que margeia o terreno, em um bulevar, criará uma nova dinâmica urbana no sul de Venelles, França.
Abrindo-se para a cidade, o projeto e seu paisagismo externo aproveitam o forte caráter do local. Levando em consideração todos os componentes regionais e as necessidades dos moradores, o centro cultural oferece uma abrangente resposta arquitetônica, urbana e paisagística à escala do local e ao seu meio ambiente, típico das encostas dos Alpes.
Projetado como um "catamarã" de concreto em torno de um jardim central, a forma, o layout e a distribuição do volume preservam as vistas desobstruídas de Venelles-le-Haut.
Para o oeste, o grande volume do teatro protege o jardim dos ventos predominantes, ao mesmo tempo em que oculta a área de atividades. Essas duas salas são dispostas em torno de um pátio no cruzamento do hall comum, que articula as funções oferecendo-lhes uma extensão ao ar livre.
Para o leste, a biblioteca multimídia se abre para o jardim e para a Rue de la Grande Bégude, que foi completamente remodelada para fins paisagísticos. Ao entrar em Venelles, a presença da biblioteca, com suas grandes janelas voltadas para o espaço público, confirma a importância que a cidade atribui à promoção da cultura.
As duas entidades são ligadas por um hall no coração do projeto, que reúne todas as funções de recepção e convívio: café, guarda-volumes, instalações sanitárias, sala de exposições, etc.
O paisagismo exterior acompanha os fluxos de pedestres, para o sul em direção à entrada principal e para o norte em direção a uma entrada secundária conectada às passarelas pedonais que descem do alto de Venelles. Composto por espécies locais, arbustos e calcário branco, o pátio e o jardim ecoam os códigos da região da Provença.